Precursor do Judô Mundial, o lendário Jigoro Kano​ faria 155 anos hoje

Se estivesse vivo, um dos grandes mitos das artes marciais (Jigoro Kano) estaria completando 155 anos hoje. Jigoro Kano nasceu no dia 28 de Outubro de 1860 em Mikage,...

Se estivesse vivo, um dos grandes mitos das artes marciais (Jigoro Kano) estaria completando 155 anos hoje.

Jigoro Kano nasceu no dia 28 de Outubro de 1860 em Mikage, perto da cidade de Kobe, no Japão. Filho dum intendente naval do porto de Hyogo, foi para Tóquio em 1870 aos 11 anos de idade, após a morte da mãe, casualmente no ano da proibição do porte de espada para os samurais. Os pais de Jigoro Kano queriam que ele fosse diplomata ou politico, mas Jigoro Kano, mas o filho formou-se em letras, fundando uma escola de inglês.



Jigoro kano

Com 14 anos entrou para a Escola de Línguas Estrangeiras que fazia parte do Kasei Gakko. Aos 16 anos decidiu praticar esportes. Fez ginástica, beisebol sendo que em 1877, com 17 anos de idade, entrou no curso de Letras da Universidade Imperial de Tóquio. Nesta época Jigoro Kano, um jovem franzino pesando entre 45 a 48 kg e tendo 1,50 de altura resolveu praticar um esporte de defesa pessoal, pois como estudava com colegas maiores e mais fortes, algumas vezes era alvo de “bullyng”. Então começa a praticar Ju-Jitsu.

Seu primeiro professor foi o passos foi o professor o Mestre Teinosuke Yagi. Posteriormente, em 1877, matriculou-se na Tenshin Shinyo Ryu, sendo discípulo do mestre Hachinosuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se em seguida aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Teshin Shinyo Ryu.

Como Jigoro Kano era muito obstinado, ele continuou estudando constantemente e assim, tornou-se vice-presidente da escola. Infelizmente, Masatomo Iso, também morreu muito cedo e Kano outra vez encontrou-se sem professor. Mas ele não desistiu, contudo um bom professor lhe era indispensável. Foi então que procurou o mestre Tsunetoshi Likugo que lhe ensinou a técnica da escola Kito Ryu. Jigoro Kano até então só praticara lutas corpo a corpo, sempre usando roupas normais, a escola de Kito ensinou-lhe o combate com armadura. Pouco a pouco, Kano fez a síntese das diversas escolas criando um sistema próprio de disciplina, continuando, no entanto a treinar com o mestre Likugo até o ano 1885. Porém, por estar descontente com a forma como o Ju Jitsu se apresentava no momento (pois segundo Kano as escolas de Ju Jitsu estavam decadentes e, era preciso aprimorar a luta) Jigoro Kano passou a acrescentar algumas mudanças no Ju Jitsu, criando assim o Judo.

Mas, podemos dizer que um ano marcante na vida de Jigoro Kano foi o ano de 1882. Nesta época Kano estava com 22 anos, quando criou uma escola para o ensino do inglês. E antes ainda, em Fevereiro de 1882 funda o Kodokan (a sua escola de Judô, com o objetivo de ensinar e aprimorar sua arte, estabelecendo seus fundamentos e princípio) que se estabelece e solidifica no final de Maio desse ano. A mesma situava-se num espaço alugado a um pequeno templo budista de “Eishosi-ji” da seita Jodô em Tóquio. Tem-se o registro dos primeiros alunos, sendo que o primeiro aluno registrado data de 5 de junho do ano de 1882 e chamava-se Tomita. Em seguida outros vieram: Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e Shiro Saigo. Pelos registro históricos, soube-se que a idade dos praticantes era entre 15 e 18 anos, sendo que o tatame tinha na época 20 m2. Em dois anos de fundação do Kodokan, Kano tinha 16 alunos, a sua fama aumentava continuamente e o dojo aumentava para 80 m2.

Judô Jigoro kano

Nos anos seguintes o Instituto Kodokan foi se aprimorando cada vez mais e, por consequência a sua nova luta também (o Judo). Kano foi o primeiro japonês a fazer parte do Comitê Olímpico. Ele sempre lutou para que o Japão fosse sede dos jogos Olímpicos. Mas, sua batalha não foi em vão, pois em 1964 o Judo virou esporte Olímpico. Infelizmente isso ocorreu após sua morte. Atualmente o judô é um dos esportes olímpicos mas tradicionais, estando presente com regularidade na programação dos jogos olímpicos desde de o ano de 1972.

Infelizmente em 4 de Maio de 1938, com 78 anos, Kano morre vítima de pneumonia a bordo do navio S. S. Hikawa Maru. Ele regressava para casa, vindo do Cairo, onde se realizara a Assembleia-geral do Comité Internacional dos Jogos Olímpicos, que tinha aceite a sua proposta de realização dos 12º Jogos Olímpicos em Tóquio, em 1940.

Jigoro Kano morreu, mas seu maior legado o Judô, estará sempre vivo nos Dojos de judôs e em seus praticantes espalhados por todo o planeta.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Evandro Gaieski



Categorias
Lutas

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

7 − 6 =

RELACIONADO POR