Prévia e análise do TUF 22 Finale: Edgar vs Mendes

Nesta sexta feira, 11 de dezembro, acontece o TUF 22 Finale: Edgar vs Mendes, luta esta que pode garantir ao vencedor o direito de ser o próximo desafiante ao...

Nesta sexta feira, 11 de dezembro, acontece o TUF 22 Finale: Edgar vs Mendes, luta esta que pode garantir ao vencedor o direito de ser o próximo desafiante ao cinturão dos pesos penas. Além deste combate, teremos grandes lutadores em ação, como Tony Ferguson, Edson Barboza, Joe Lauzon, Ryan LaFlare, Tatsuya Kawajiri, Gabriel Napão, entre outros. Confira a prévia e a análise de alguns combates deste grande evento desta noite.

Main Event: Frankie Edgar vs Chad Mendes

(Foto: Reprodução/ Daily Mail)

(Foto: Reprodução/ Daily Mail)

Frankie Edgar, 34 anos, ex campeão peso leve da Organização, atual 2º colocado no ranking dos pesos penas. Dono de um cartel com 23 lutas, 18 vitórias (4 nocautes, 4 finalizações e 10 por decisão) e 4 derrotas ( 4 por decisão) e 1 empate. Antes do MMA, foi campeão estadual de wrestling. No MMA, já foi campeão peso leve do Reality Fighting e do peso leve do UFC. Disputou o cinturão peso pena também, mas acabou derrotado pelo campeão José Aldo.
Chad Mendes, 30 anos, disputou 3 vezes o cinturão peso pena do Ultimate, sendo duas pelo cinturão linear e uma pelo interino. Dono de um cartel com 20 lutas, 17 vitórias (7 nocautes, 2 finalizações e 8 por decisão) e 3 derrotas (2 nocautes e 1 por decisão). As três vezes em que saiu derrotado, sempre foram em lutas válidas pelo cinturão.
Análise: Essa é uma das lutas mais difíceis de opinar. Edgar tem um excelente boxe, tem um bom jogo de chão, além de um preparo físico excepcional. Chad Mendes tem muita força física, bom preparo físico, um verdadeiro atleta. O atleta da Team Alpha Male vive o melhor momento da carreira, mesmo com as recentes derrotas, com um excelente ‘shape’ e no auge da boa forma. Além do mais, Chad vem com “sangue nos olhos”, louco por uma revanche seja contra Aldo ou seja contra McGregor, e louco para mostrar que não merece ter fama de “pipoqueiro”. Diante disso, colocaria Mendes com ligeira vantagem neste combate.

Co-Main Event: Artem Lobov vs Ryan Hall

(Foto: Reprodução/ Fox Sports)

(Foto: Reprodução/ Fox Sports)

Artem Lobov, 29 anos, foi eliminado do TUF 22 na 1º rodada e não conseguiu entrar na casa. No entanto, acabou ganhando uma oportunidade de retornar, e não a desperdiçou, vencendo todos os seus 3 oponentes por nocaute. Possui um cartel de 23 lutas, 11 vitórias (4 nocautes, 2 finalizações e 5 por decisão), 10 derrotas (1 nocaute, 2 finalizações e 7 por decisão), 1 empate e 1 ‘no contest’.
Ryan Hall, 30 anos, foi eliminado nas quartas de finais do TUF 22 por Saul Rogers, por decisão marjoritária. Já foi campeão em várias competições de ‘brazilian jiu jitsu’, incluindo o campeonato mundial em 2008, na faixa roxa. No MMA, possui um cartel de 5 lutas, 4 vitórias (2 nocautes, 2 finalizações e 1 por decisão) e 1 derrota (por decisão).
Análise: Apesar de seu cartel indicar certa versatilidade por sua parte, Ryan Hall com certeza não vai querer ficar de pé e trocar porrada com o irlandês. Dono de um jiu jitsu afiadíssimo, com uma chave de tornozelo letal, Hall vai com certeza trabalhar seu jogo de ‘grappling’, derrubando e buscando a finalização. No entanto, na casa, Artem já mostrou que derrubá-lo não é uma tarefa tão simples, e mais uma vez fará de tudo para deixar a luta na área em que ele é extremamente talentoso, a parte de ‘striking’. Diante das grandes apresentações feitas dentro da casa, o pupilo e companheiro de treino de Conor McGregor, Artem Lobov, é o favorito para o combate, com grandes chances de conseguir um nocaute e assim ser o novo campeão do TUF.

#6 Edson Barboza vs #7 Tony Ferguson

(Foto: Evelyn Rodrigues)

(Foto: Evelyn Rodrigues)

Edson Barboza Júnior, 29 anos, atual 6º colocado no ranking da categoria peso leve. No MMA, é dono de um cartel com 19 lutas, 16 vitórias (9 nocautes, 2 finalizações e 5 por decisão) e 3 derrotas (1 nocaute, 1 finalização e 1 por decisão). Especialista em muay thai, possui um cartel de 25-3 na modalidade, sendo 22 vitórias por nocaute e 17 delas no primeiro round.
Tony Ferguson, 31 anos, é o atual 7º colocado no ranking da categoria peso leve. É dono de um cartel no MMA com 22 lutas, 19 vitórias (9 nocautes, 6 finalizações e 4 por decisão) e 3 derrotas (1 finalização e 2 por decisão). Antes do MMA, competia no wrestling, onde já foi campeão estadual e duas vezes ‘all american’. No MMA, foi campeão do TUF 13: Lesnar vs Dos Santos.
Análise: Os dois lutadores adoram a trocação. Barboza gosta de entrar e sair boxeando, gosta de entrar com chutes, principalmente com a perna esquerda, fazenda a movimentação de ‘step’, além de hora ou outra colocar chutes e socos rodados. Tem um muito bom cardio e excelente movimentação lateral. Tony Ferguson também é dono de um bom boxe e adora fazer uso do mesmo chute do brasileiro, de esquerda, usando ‘step’. No jogo de chão, Ferguson já mostrou diversas vezes ser um cara agressivo, que adora arriscar posições, tanto quando está por cima quanto por baixo, com estilo bem ousado. O brasileiro não gosta muito de jogar no chão e raramente ficou por lá, por isso fica até meio difícil fazer uma análise quanto a isso. O que se pode colocar é que Edson Júnior tem uma boa defesa de quedas, e mesmo que ‘el cucuy’ consiga colocá-lo pra baixo, não conseguirá manter a luta por lá. Na parte de ‘striking’, vantagem para Edson e sua excelente movimentação, o que lhe dará ligeira vantagem para o duelo em si.

O TUF 22 Finale conta ainda com a participação de grandes nomes, tais como Joe Lauzon, Ryan LaFlare, Tatsuya Kawajiri e Gabriel Napão, além de mais 4 participantes que estiveram na casa do TUF 22.

TUF 22 Finale: Edgar vs Mendes

Penas: Frankie Edgar vs Chad Mendes
Leves: Artemm Lobov vs Ryan Hall
Leves: Edson Barboza vs Tony Ferguson
Leves: Joe Lauzon vs Evan Dunham
Meio Médios: Ryan LaFlare vs Mike Pierce
Penas: Tatsuya Kawajjiri vs Jason Knight
Leves: Julian Erosa vs Marcin Wrzosek
Pesados: Gabriel Napão vs Konstantin Erokhin 
Moscas: Joby Sanchez vs Geane Herrera
Leves: Chris Greutzemacher vs Abner Lloveras

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Kaio Teixeira Lima



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

vinte + quatro =

RELACIONADO POR