Prévia e análise do UFC Fight Night 91: McDonald vs Lineker

Nesta quarta feira, 13, acontece o UFC Fight Night 91: McDonald vs Lineker. A luta principal da noite seria entre os pesos galos Tony Ferguson x Michael Chiesa, mas...

Nesta quarta feira, 13, acontece o UFC Fight Night 91: McDonald vs Lineker. A luta principal da noite seria entre os pesos galos Tony Ferguson x Michael Chiesa, mas o campeão do TUF 15 se lesionou, e assim, os pesos galos Michael McDonald x John Lineker foram promovidos. No ‘co-main event’, Tony Ferguson, que foi mantido no card, enfrenta o estreante no Ultimate, Landon Vannata, lutador que está invicto na carreira. O evento conta ainda com Tim Boetsch, Josh Samman, Oleksiy Oliynyk, Kyle Noke, Louis Smolka, Lauren Murphy, Sam Alvey e com o brasileiro Rany Yahya. Confira agora a prévia e análise com o que de melhor pode acontecer nas principais lutas de mais um grande evento o UFC.

Luta principal (Pesos Galos): MICHAEL McDONALD vs JOHN LINEKER



(Foto: Reprodução/ MMA Junkie)

(Foto: Reprodução/ MMA Junkie)

Na luta principal da noite, teremos o americano Michael ‘mayday’ McDonald enfrentando o brasileiro que tem as mãos de pedra, John ‘hands of stones’ Lineker.

Michael McDonald tem apenas 25 anos e um cartel com 20 lutas, 17 vitórias (9 nocautes, 6 finalizações e 2 por decisão) e 3 derrotas (1 nocaute e 2 finalizações). É profissional de MMA desde novembro de 2007. Está no UFC desde março de 2011, já tendo feito 9 lutas, sendo 7 vitórias e 2 derrotas. Já disputou o título interino dos pesos galos do UFC, mas acabou sendo derrotado por Renan Barão. Após ser finalizado por Urijah Faber em dezembro de 2013, Michael enfrentou uma série de lesões e assim acabou afastado do MMA por mais de 2 anos. Seu retorno só aconteceu em janeiro deste ano, no UFC 195, quando enfrentou o japonês Masanori Kanehara. O americano chegou a estar perdendo e até quase foi finalizado, mas conseguiu uma reviravolta e finalizou o japonês com um mata leão aos 2:09 do 2º round.

John Lineker tem 26 anos e um cartel com 34 lutas, 27 vitórias (12 nocautes, 4 finalizações, 10 por decisão e 1 por desqualificação) e 7 derrotas (3 finalizações e 4 por decisão). É profissional de MMA desde setembro de 2008. Já foi campeão do GP peso galo do Nitrix Fight e campeão peso galo do Jungle Fight. Está no UFC desde setembro de 2011, já tendo feito 10 lutas, sendo 8 vitórias e 2 derrotas. Atualmente vem de 4 vitórias consecutivas, sendo a última contra Rob Font, no UFC 198, quando venceu por decisão unânime dos juízes.

(Foto: Reprodução/ MMA Fighting)

(Foto: Reprodução/ MMA Fighting)

Apesar de ser um garoto novo, com apenas 25 anos, Michael McDonald já tem uma longa experiência no MMA. O garoto se tornou profissional quando ainda tinha só 16 anos. Em 20 lutas, são apenas 3 derrotas. Isso mostra o quanto esse garoto é perigoso e talentoso. O kickboxing afiadíssimo já fez inclusive com que Renan Barão, um dos grandes strikers que o peso galo possuía, tivesse que mudar a estratégia no meio da luta, levando o adversário para o chão e buscando a finalização, porque em pé tava ficando complicado. Apesar de ter sido finalizado por Barão, ‘mayday’ também tem um bom jiu jitsu, sendo inclusive faixa marrom da “arte suave”.

John Lineker tem apenas 26 anos e uma experiência no MMA ainda bem maior do que a de seu oponente. Com 34 lutas como profissional, Lineker é fora dos padrões brasileiros, onde a rapaziada não costuma começar cedo no esporte e nem ter tantas lutas assim principalmente em tão curto espaço de tempo. O brasileiro é um ‘striker’ perigosíssimo, com um boxe muito afiado e as mãos pesadíssimas – diria até que uma das 3 mãos mais pesadas unindo a categoria dos moscas e dos galos. No jiu jitsu, apesar de já ter finalizado 4 oponentes, é onde John não se destaca tanto, sendo seu ponto fraco. A defesa de quedas também é algo onde não costuma se sair muito bem.

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

 

A luta entre ‘mayday’ x ‘hands of stones’ tem tudo para ser uma batalha sensacional, principalmente se os lutadores permanecerem em pé. É a luta entre a técnica do americano e a agressividade do brasileiro. Não que o brasileiro não tenha uma boa técnica e nem que o americano não seja agressivo, mas cada um tem suas principais características. Lineker estava no peso mosca, mas devido ao problema frequente de não conseguir bater o peso, acabou sendo obrigado a subir para os galos. Por lá, a potência nas mãos não é problema, Lineker ainda pode nocautear qualquer um de lá com apenas 1 soco. No entanto, os adversários com a envergadura bem maior que a dele acaba sendo um desafio a mais. Contra adversário menos técnicos, a envergadura não faz tanta diferença assim – foi o que aconteceu diante de Rivera e Font – mas diante de um oponente como McDonald, pode ser um fator primordial.
Além de Michael ser mais técnico e bem maior, ainda é mais completo, podendo a qualquer momento mudar a luta de nível para trabalhar seu jiu jitsu, justamente o ponto onde o brasileiro já não é dos mais perigosos. Na questão do preparo físico, mais um ponto em favor do americano. McDonald é o favorito e tem tudo para conquistar a vitória, mas é bom ficar bem esperto, porque Lineker só precisa de um golpe para fazer toda a estratégia do americano ir por água abaixo.

Palpite: Michael McDonald vence por decisão unânime

Pesos Leves: TONY FERGUSON vs LANDON VANNATA

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

O adversário oficial do campeão do TUF 13, Tony Ferguson, seria o campeão do TUF 15, Michael Chiesa. No entanto, Chiesa se lesionou, e com isso, o invicto Landon Vannata recebeu essa grande oportunidade, de já chegar enfrentando o lutador que pode ser o próximo desafiante ao cinturão da divisão.

Tony ‘el cucuy’ Ferguson tem 32 anos e um cartel com 23 lutas, 20 vitórias (9 nocautes, 7 finalizações e 4 por decisão) e 3 derrotas (1 finalização e 2 por decisão). É profissional de MMA desde abril de 2008. Está no UFC desde junho de 2011, quando nocauteou Ramsey Nijem e se tornou o campeão do TUF 13. Atualmente possui 11 lutas na Organização, sendo 10 vitórias e 1 derrota.  Atualmente possui uma das melhores sequências de todo o UFC, sendo 7 vitórias consecutivas. Em sua última luta, no TUF 22 Finale, finalizou o excelente Edson Barboza, ganhando os prêmios de luta e performance da noite.

Landon Vannata é atleta da Jackson Wink e possui um cartel com 8 lutas, 8 vitórias (3 nocautes, 4 finalizações e 1 por decisão). É profissional de MMA desde maio de 2012. Fará sua estreia pelo UFC. Em sua última luta, em abril deste ano, nocauteou Ramico Blackmon aos 2:06 do 1º round no evento TSE – Rocky Mountain Rubicon 2.

(Foto: USA Today Sports)

(Foto: USA Today Sports)

‘El cucuy’ é um dos lutadores mais completos de todos o UFC e diria até do MMA. O lutador tem ‘background’ no wrestling, onde já foi all american por duas vezes, e uma vez sendo campeão nacional. Além disso, se tornou um ‘striker’ de alto nível, com base no muay thai, com chutes e cotoveladas que causam grande estrago nos oponentes. No jiu jitsu, além de estar cada vez mais afiado, também não tem medo de arriscar posições ousadas. Com esse jogo, torna-se um dos adversários mais difíceis de ser derrotado.

Landon Vannata é um lutador bem versátil, tendo equilíbrio entre o número de nocautes e finalizações (3 e 4 respectivamente). Além da versatilidade, é também um lutador agressivo, tendo conquistado 6 de suas vitórias ainda no 1º round, seja por nocaute ou por finalização. 

(Foto: Reprodução/ Sherdog)

(Foto: Reprodução/ Sherdog)

Vannata é pupilo de ninguém menos que Greg Jackson, o treinador de nomes como Jon Jones, Holly Holm, Donald Cerrone, Carlos Condit, John Dodson, Andrei Arlovski e muitos outros. No entanto, apesar de estar invicto no MMA, o lutador vai ter que suar muito se quiser sair vencedor de um combate contra Ferguson. Além de Ferguson ser mais completo e mais experiente, ainda existe o fato de Vannata ter pego a luta de última hora. Uma chance de conquistar a vitória é se aproveitando do fato de ‘el cucuy’ ser muito agressivo e que se abre demais justamente quando ataca. Mas é bom Vannata ser rápido mesmo, porque Tony Ferguson também adora derrubar oponentes no 1º round.

Palpite: Tony Ferguson vence por finalização no 1º round

UFC Fight Night 91: McDonald vs Lineker

13 de julho, Denny Stanford Premier Center, Sioux Falls, Dakota do Sul, EUA

CARD PRINCIPAL

Galos: Michael McDonald vs John Lineker
Leves: Tony Ferguson vs Landon Vannata
Médios: Tim Boetsch vs Josh Samman
Pesados: Oleksiy Oliynyk vs Daniel Omielanczuk
Meio Médios: Kyle Noke vs Keita Nakamura
Moscas: Louis Smolka vs Ben Nguyen

CARD PRELIMINAR

Galos Femininos: Lauren Murphy vs Katlyn Chookagian
Médios: Eric Spacely vs Sam Alvey
Palhas Femininos: Cortney Case vs Cristina Stanciu
Leves: Scott Holtzman vs Cody Pfister
Galos: Rany Yahya vs Matthew Lopez
Médios: Devin Clark vs Alex Nicholson

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede, sonha em seguir carreira na área esportiva; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral (principalmente MMA, futebol e basquete); Praticante de MMA e muay thai;
Sem Comentários

Responder

*

*

onze + dois =

RELACIONADO POR