Preview e Análise de Alexander Volkov x Denis Smoldarev – Pelo cinturão peso pesado no M-1 Challenge 64

Na próxima sexta-feira (19), acontece o M-1 Challenge 64 na Olympic Stadium Arena, em Moscou, Rússia. Na luta principal, Alexander Volkov enfrenta Denis Smoldarev pelo cinturão peso pesado do...

Na próxima sexta-feira (19), acontece o M-1 Challenge 64 na Olympic Stadium Arena, em Moscou, Rússia.

Na luta principal, Alexander Volkov enfrenta Denis Smoldarev pelo cinturão peso pesado do M-1 Challenge, que ficou vago após a saída de Marcin Tybura, que assinou com o UFC.

 

Alexander Volkov x Denis Smoldarev

 

Alexander Volkov em pesagem do Bellator (Foto: Reprodução)

Alexander Volkov em pesagem do Bellator (Foto: Reprodução)

 

Apesar de ter apenas 27 anos, Alexander Volkov já rodou o mundo e enfrentou todo tipo de gente.

Ele começou em sua terra natal, na Rússia, participando em regionais e principalmente no M-1, onde venceu quase todas as lutas, a grande maioria por TKO/KO.

Ele estreou no Bellator em 2012, onde já começou sendo escalado no torneio dos pesos pesados. Num período de três meses ele bateu Brett Rogers, Vinicius Spartan e Richard Hale, vencendo assim o torneio do Bellator e de quebra levando o título vago da organização.

Volkov perdeu o cinturão na sua primeira tentativa de defesa de título, quando enfrentou o monstruoso Vitaly Minakov, campeão da categoria até hoje.

Em 2014, “Drago” venceu Mark Holata, Siala Siliga e Blagoi Ivanov e foi campeão de mais um torneio de pesos pesados do Bellator.

Após isso, numa época de mudanças do Bellator, Volkov voltou a Rússia para se manter ativo e venceu mais dois combates, batendo Roy Boughton e Alexei Kudin.

Voltando ao Bellator, Tony Johnson Jr. surpreendeu e venceu o russo, assim como Cheick Kongo, ambas derrotas por decisão.

Com isso, Alexander foi liberado do Bellator e voltou as suas raízes. O M-1 não perdeu tempo e assinou com o atleta.

 

Grande prospecto da Estônia, Denis Smoldarev tem apenas 25 anos e é um gigante de 1,96m.

Smoldarev conseguiu uma sequencia excelente de 9 vitórias em 9 nove lutas, boa parte delas pelo M-1 Global, até então com quatro finalizações, três nocautes e duas decisões.

No final de 2014, Dennis enfrentou o polonês e campeão do M-1 na época, Marcin Tybura, e foi finalizado pelo atual peso pesado do UFC.

Após a primeira e única derrota da carreira, Smoldarev finalizou o croata Maro Perak e bateu o francês Chaban Ka, a primeira pelo M-1, a segunda pelo Number ONE Fight Show.

 

Alexander Volkov é um excelente striker e tem um estilo diferenciado da maioria do pesos pesados, incluindo boa parte dos que estão presentes no ranking do UFC.

“Drago” costuma atuar na longa distância, e sua altura altíssima (2,01m) o ajuda muito nisso. Ele usa muito os golpes longos e retos, como jabs e diretos, tanto para manter a distância quanto para causar danos e aumentar seu volume de golpes durante os rounds.

Os chutes altos na cabeça também são constantes, assim como os chutes frontais, principalmente em direção ao corpo, que ajuda a causar dano, diminuir o condicionamento físico do adversário e fazer com que ele abaixe a guarda cada vez mais para poder proteger isso, dando brechas em cima para entrar os golpes com as mãos e chutes altos.

Sua movimentação é a de sempre andar lateralmente, em direção contrária a base forte do adversário. Mas apesar disso, essa movimentação não é intensa, e acontece muito dele parar na frente do adversário em busca de aberturas.

Volkov também trabalha muito bem as combinações rápidas com as mãos, muitos vezes terminando com um chute alto ou no corpo. Os contra golpes estão presentes e geralmente são mais curtos, como cruzados e uppercuts.

Seu grappling é mediano, tanto ofensiva quanto defensivamente, mas não deixa a desejar. As vezes ele acaba compensando isso com seu tamanho, principalmente contra lutadores pequenos, conseguindo avançar posições e encaixar finalizações, como foi na luta contra Blagoi Ivanov.

Denis Smoldarev

Denis Smoldarev em mais uma vitória (Foto: Reprodução)

 

Denis Smoldarev é desconhecido do grande público, mas é muito talentoso e bem perigoso.

Em pé, costuma usar golpes pesados para encurtar a distância, tanto os retos como os cruzados, até mesmo uppercuts. Sua ideia é sempre ir cercando e encurralando o oponente na grade (ou nas cordas, como é mais comum na Rússia), para conseguir uma boa brecha para quedar.

Suas quedas são muito boas, é bem forte e explosivo, tem bom timing, é insistente e não costuma desperdiçar nenhum shot.

É no chão que Smoldarev brilha, ele põe boa pressão e tem um bom controle posicional, com ótimas passadas de guarda, um ground and pound violento, bom jiu-jitsu e boas finalizações.

 

Apesar de ambos terem boas noções em todos os fundamentos do MMA, um duelo de estilos já é esperado, para não dizer previsível.

Alexander Volkov tem de manter a distância, trabalhar o volume de golpes, evitar até mesmo o clinch e não ser quedado de jeito nenhum. Smoldarev tem que encurtar e explodir em direção as pernas do campeão, quedar, trabalhar a pressão por baixo e buscar a finalização ou o controle posicional de forma segura, usando bastante do ground and pound para isso.

É provável que os dois caminhos aconteçam pelo menos uma vez cada. Devido a maior experiência e o melhor condicionamento físico de Volkov, o favoritismo fica com ele.

Palpite final é que Alexander Volkov vença pelo menos três dos cinco round e consiga a vitória e o cinturão via decisão unânime.

 

Card Completo do evento:

Alexander Volkov  vs.  Denis Smoldarev 265 lbs

A. Shlemenko vs. V. Vasilevsky 185 lbs

Sergey Morozov  vs.  Pavel Vitruk 135 lbs

Antun Račić  vs.  Vitali Branchuk 135 lbs

Vladimir Katyhin  vs.  Joe Ray 185 lbs

Magomed Mutaev  vs.  Artem Frolov 185 lbs

Maksim Grabovich  vs.  Stefan Larisch 170 lbs

Valery Myasnikov  vs.  V. Bogomol 185 lbs

Timur Nagibin  vs.  Andrey Lezhnev 145 lbs

Kurban Ibragimov  vs.  Dimitriy Mikutsa 265 lbs

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasMMAMMA Internacional

Bacharelando em Jornalismo, Analista de MMA e boxe no PitacoEsportivo.com e Nocaute na Rede. Contatos: [email protected] (via e-mail) e @kauemcd (via Twitter)
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    18 − 16 =

    RELACIONADO POR