Resenha: UFC confirma Aljamain Sterling vs Petr Yan

O russo ainda não perdeu no UFC e Sterling tem 5 vitórias nas últimas 5 lutas
(Credits: MMA Junkie)

O presidente Dana White confirmou, em coletiva do UFC on ESPN 15: Munhoz vs Edgar, que Aljamain Sterling será o próximo desafiante ao cinturão da categoria peso-galo. Ele vai enfrentar o russo Petr Yan, que se tornou campeão da divisão em seu último combate, após bater o brasileiro José Aldo por nocaute técnico aos 3: 24 do 5º round. A data e o local ainda não foi definido. E ‘Funk Master’ utilizou o twitter para mandar um recado ao seu futuro oponente, algo como o tradicional “Nos vemos em breve”.

Abaixo você pode conferir nosso vídeo do youtube com a resenha sobre essa luta ou, caso prefira, siga fazendo a leitura.



É bem verdade que Sterling tem crescido bastante.  Hoje ele é muito superior ao que foi derrotado por Bryan Caraway e Raphael Assunção. Subiu a qualidade técnica acompanhada da inteligência, o famoso ‘QI’ de luta. Talvez hoje faça muito mais sentido compará-lo a Jon Jones, claro que com as devidas ressalvas, do que no período de 2014 a 2017, época em que muitos faziam essa comparação. Mas pela frente ele terá um oponente mais do que “casca-grossa”.

Petr Yan não é campeão à toa. O cara tem uma trocação apuradíssima, é muito veloz e acima da média no quesito preparo físico. E ainda sabe jogar muito bem com a base trocada, aquela que não é a boa. Contra José Aldo, ficou com a perna magoada devido aos ‘low kicks’ do brasileiro, trocou para a base que na teoria seria a ruim e permaneceu mantendo o nível altíssimo. Por sinal, a situação melhorou porque o ex-campeão dos penas não estava preparado pra enfrentar um oponente canhoto e isso faz muita diferença. Mas nem só de qualidades vive o detentor do título.

Contra o mesmo José Aldo, Yan mostrou que pode sim ser surpreendido pelas quedas. Não sei se ele, pelo fato de Aldo não tentar uma queda há muito tempo, ficou mais relaxado nesse ponto e assim acabou indo parar no solo. É bem verdade também que não demorou muito por lá. Contra ‘Funk Master’ com certeza ele vai entrar bem mais ligado, afinal sabe que esse é o ponto mais forte do desafiante, o da finalização. Das 19 vitórias na carreira, Sterling tem 8 através da “arte suave”.

O combate vai ser bem estratégico. Yan já mostrou que sabe jogar tanto sendo a caça como sendo o caçador. Sterling, pelo seu estilo de jogo, tem a necessidade de ser o caçador. Pra quem busca as quedas, o jogo agarrado, andar para trás não é a melhor escolha. Eu, particularmente, apostarei no russo porque acredito que ele vai conseguir impor seu jogo e obviamente suas qualidades. Mas e você, caro leitor, aposta em quem? Yan permanece como o rei da divisão ou teremos um novo dono desse trono? Deixe seu comentário.

Texto e edição: Kaio Lima

Siga nas redes sociais:

Instagram do Nocaute na Redehttps://www.instagram.com/redenocaute/?hl=pt-br
Instagram de Kaio Limahttps://www.instagram.com/kaiotlima.mma/
Canal no youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCJyqMrz4n0oY5rUx3CsvhWg



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

seis + treze =

RELACIONADO POR