Resultados, análises e bônus – A leitura do UFC on FOX 22: VanZant x Waterson

Kauê Macedo analisa os destaques do UFC on FOX 22
Foto: MMAFighting.com

Eu avisei que UFC on FOX é sinônimo de lutas boas, e esse não foi diferente. O Ultimate e a Fox Sports (norte-americana) foram até o Golden 1 Center, casa do Sacramento Kings da NBA, em Sacramento, Califórnia, para testar vários prospectos e para dar uma despedida merecida a Urijah Faber, que fez a última luta de sua memorável carreira.

 

Michele Waterson x Paige VanZant

Michele Waterson fez um ótimo trabalho para anular (não 100%) a trocação de Paige VanZant, deixando ela se movimentar na longa distância, mas fazendo a manutenção da distância trabalhando os side kicks no corpo, obrigando Paige a forçar uma investida para encurtar e chegar onde poderia (e alcançaria) golpear com o boxe, mas, como foi explicado na minha prévia no PitacoEsportivo.com, Michelle Waterson tem bons contragolpes e trabalha bem a trocação na curta distância, e VanZant foi superada também nessa área.

Após falhar em trocar golpes em pé, VanZant tentou trabalhar o jogo de clinch, um de seus pontos mais fortes, mas também foi anulada por Michele Waterson, que tem um belo jogo de luta agarrada. A ex-campeã do Invicta colocou para baixo e já caiu com a guarda passada, foi trabalhando transições e tentativas de finalizações, até encaixar um belo mata-leão, que deixou VanZant inconsciente após tentar resistir e não bater.

Com a grande vitória, Michele deve subir boas posições no ranking e finalmente poderá competir com a elite da elite da divisão, o que vai ser bem interessante. Paige VanZant ainda é uma joia bruta e deve ser bem moldada pelos matchmakers do UFC, portanto, deve enfrentar algumas atletas que figuram próximo ao top 10 por enquanto; se for feito um bom trabalho (por parte dela, de sua equipe e do UFC), daqui uns três anos ele deve ser capaz de lutar de igual para igual com o top 5.

 

Mickey Gall x Sage Northcutt

Um dos fatores mais abordados no artigo com meus prognósticos foi a diferença física absurda dessa luta, é como se um meio-médio enfrentasse um cavalo dos médios como o Yoel Romero. No final das contas, isso fez muita diferença e Mickey Gall conseguiu mais uma vitória sob os olhos de muita gente.

Pode não parecer, já que Gall foi dominante na luta de solo e aplicou knockdown em pé, mas sua vantagem física ditou todo o desenrolar da luta. Sage Northcutt, que é um garoto muito técnico e talentoso, superou essa desvantagem durante alguns momentos, conectando ótimos em pé e saindo de posições difíceis do chão, mas isso não foi o suficiente.

Mickey Gall respondeu em pé com sua técnica ainda limitada (mesmo sob a tutela do excelente coach Firas Zahabi) e na força bruta, mas colocou seu jiu-jitsu em prática, que é claramente seu ponto forte, e aplicou quedas e trabalhou transições com ground and pound, até encontrar um mata-leão justíssimo que sufocou Northcutt até ter o mínimo de ar possível para permanecer consciente, e bateu.

Mickey Gall mostrou que tem talento e pode ser um grande lutado no futuro, mas ainda é limitado e devia estar lutando em organizações menores como RFA e Legacy (que são muito boas para desenvolver esse tipo de talento prematuro). A menos que ele continue lutando com pesos leves ou lutadores abaixo do nível mínimo exigido pelo UFC, ele vai acabar tendo sérios problemas, assim como Sage teve com Bryan Barbarena.

Sage Northcutt é um dos mais promissores atletas do UFC, seu talento é tão alto quanto seu potência, mas seu caso é igual ao de Paige VanZant, tem que ser bem trabalhado (nos treinamentos e nas escolhas de adversários) para não desperdiçar o que tem.

 

Urijah Faber x Brad Pickett

Urijah Faber foi magistral, como de praxe contra lutadores abaixo de seu nível, e dominou Brad Pickett em todos os quesitos da luta.

Na trocação, fez uma excelente manutenção de distância, mantendo as potentes mãos de Brad Pickett fora do alcance de seu queixo e entrando para golpear a hora que queria. A luta agarrada também foi perfeita para o California Kid, que colocou Pickett para baixo mais de uma vez nos dois últimos round e chegou perto de finalizar algumas vezes.

Faber acertou muito mais golpes em todos os rounds, mandou Pickett a knockdown no primeiro round, quedou duas vezes no segundo round e cinco vezes no terceiro, passou a guarda repetidas vezes e foi completamente dominante, vencendo todos os rounds com clareza, incluindo um 10-8 nos primeiros cinco minutos, e se aposentou de forma muito expressiva, mostrando que ainda teria muita lenha para queimar, diferente de grandes lendas como Randy Couture, Chuck Liddell e Rodrigo Minotouro, que se aposentaram apenas quando não sobrou mais nada do que um dia foram.

 

Resultados e bônus oficiais do evento:

Michele Waterson venceu Paige Northcutt por finalização aos 3m21s do R1

Mickey Gall venceu Sage Northcutt por finalização aos 1m40s do R2

Urijah Faber venceu Brad Pickett por decisão unânime (triplo 30-26)

Alan Jouban venceu Mike Perry por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)

Paul Craig venceu Henrique Frankenstein por finalização a 1m59s do R2

Mizuto Hirota venceu Cole Miller por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)

Colby Covington venceu Bryan Barberena por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)

Alex Morono venceu James Moontasri por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-28)

Josh Emmett venceu Scott Holtzman por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-28)

Leslie Smith venceu Irene Aldana por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)

Eddie Wineland venceu Takeya Mizugaki por nocaute técnico aos 3m04s do R1

Hector Sandoval venceu Fredy Serrano por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-27)

Sultan Aliev venceu Bojan Velickovic por decisão dividida (28-29, 30-27 e 30-27)

Luta da noite: Leslie Smith x Irene Aldana

Performance da noite: Michelle Waterson e Paul Craig

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Bacharelando em Jornalismo, Analista de MMA e boxe no PitacoEsportivo.com e Nocaute na Rede. Contatos: [email protected] (via e-mail) e @kauemcd (via Twitter)
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    um × 3 =

    RELACIONADO POR