UFC 203: Miocic vs Overeem – Prévia, análise e palpites

Neste sábado, 10, acontece o UFC 203: Miocic vs Overeem. Na luta principal, o campeão dos pesos pesados, Stipe Miocic, coloca seu cinturão em jogo contra o gigante holandês Alistair...
(Foto: Divulgação/ UFC)

Neste sábado, 10, acontece o UFC 203: Miocic vs Overeem. Na luta principal, o campeão dos pesos pesados, Stipe Miocic, coloca seu cinturão em jogo contra o gigante holandês Alistair Overeem. O ‘co-main event’ coloca Fabrício Werdum x Travis Browne frente a frente mais uma vez. No card principal tem ainda a estreia de CM Punk, Urijah Faber de volta ao octógono desde perder a disputa de cinturão dos galos, e o combate entre as agressivas Jessica “bate-estaca” Andrade x Joanne Calderwood. O card preliminar tem ainda os brasileiros Caio Monstro, Francimar Bodão e bCorreia. Confira agora a prévia de mais um grande evento do Ultimate.

Luta Principal – Pesos Pesados – Stipe Miocic vs Alistair Overeem

(Foto: Reprodução/ MMA Junkie)

(Foto: Reprodução/ MMA Junkie)

Stipe Miocic se tornou o campeão ao nocautear o brasileiro Fabrício Werdum, no UFC 198, em pleno o Brasil. Lutador quer começar uma caminhada para escrever seu nome na história da Organização. No entanto, seu adversário será um cara tarimbado, que esteve a beira de ser demitido do Ultimate, deu a volta por cima e vem com muita fome para conquistar mais um cinturão de uma grande Organização.

Stipe Miocic tem 34 anos e um cartel com 17 lutas, 15 vitórias (11 nocautes, 1 finalização e 3 por decisão) e 2 derrotas (1 nocaute e 1 por decisão). É profissional de MMA desde 2010. Pelo UFC, são 11 lutas, 9 vitórias, 2 derrotas, 2 bônus de “Luta da Noite”, 3 de “Performance da Noite”, campeão peso pesado. Antes do MMA, chegou a ser campeão ‘Golden Glove’ em 2009.

Alistair ‘the demolition man’ Overeem tem 36 anos e um cartel com 56 lutas, 41 vitórias (18 nocautes, 19 finalizações e 4 por decisão), 14 derrotas (9 nocautes, 2 finalizações e 3 por decisão). É profissional de MMA desde 1999. Pelo UFC, são 9 lutas, 6 vitórias, 3 derrotas, 1 bônus de “Performance da Noite”. Antes do UFC, foi campeão peso pesado do K1, Strikeforce e Dream.

Miocic aplica seu poderoso 'ground and pound' em Mark Hunt (Foto: Reprodução)

Miocic aplica seu poderoso ‘ground and pound’ em Mark Hunt (Foto: Reprodução)

Stipe Miocic tem um ‘background’ sensacional no boxe e no wrestling. Chegou as ser campeão ‘Golden Glove’ e da 1ª divisão do NCAA Wrestling. Pode trabalhar seu jogo de quedas e um ‘ground and pound’ poderoso com socos e cotoveladas, assim como também pode deixar a luta em pé e se virar muito bem na trocação. Miocic conta também com um muito bom preparo físico.

Se Miocic tem um ‘background’ forte, Overeem não fica atrás. É dono de uma trocação afiadíssima que já lhe rendeu o título do K1, maior evento de trocação já existente. No jiu jitsu, já chegou a ser campeão do ADCC na Europa. As mãos pesadas, chutes poderosíssimos na linha de cintura e joelha de encontros demolidoras. São só algumas armas de ‘the reem’ na trocação. De pouco tempo para cá, a inteligência, o controle da distância, a estratégia, foram armas que se aliaram ao jogo dele. O ponto fraco é o queixo. Overeem costuma não ser nenhum pouco resistente ao receber pancadas. Não à toa, só passou a ter maior êxito recentemente quando mudou para um estilo bem mais cauteloso, visando dar uma proteção bem maior ao frágil queixo.

Overeem aplica em Nelson sua perigosíssima joelhada de encontro (Foto: Reprodução/ Usa Today)

Overeem aplica em Nelson sua perigosíssima joelhada de encontro (Foto: Reprodução/ Usa Today)

O confronto entre Miocic x Overeem promete ser muito bom. Um duelo decidido em detalhes. Dois ‘strikers’ de alto nível, um no boxe e outro no muay thai. Miocic tem as mãos velozes e pesadas, dignas de um ‘golden glove’. Por outro lado, Overeem trabalha melhor algumas combinações, varia socos + chutes e socos + joelhadas, chutes de esquerda no corpo aplicados de forma isolada, joelhadas de encontro, tudo faz parte do arsenal de um ex campeão de K1. Na luta agarrada, Miocic tem o wrestling fortíssimo, enquanto Overeem trabalha muito bem o jiu jitsu. Como visto, o combate vai ser um verdadeiro “jogo de xadrez”, onde o menor detalhe pode dar a vitória ou a derrota para um dos dois.

Palpite: Overeem vence por nocaute no 2º round

Luta Co-principal – Pesos Pesados – Fabrício Werdum vs Travis Browne

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Foi após vencer Travis Browne com total dominância que Fabrício Werdum ganhou a oportunidade de disputar o cinturão pela primeira vez. Agora, “vai cavalo” busca vencer essa revanche e ganhar uma nova chance de enfrentar o campeão. Por outro lado, Travis Browne está mordido após ser nocauteado no UFC 200, e ainda tem “combustível extra” pela chance de se vingar da derrota para brasileiro.

Fabrício “vai cavalo” Werdum tem 39 anos e um cartel com 27 lutas, 20 vitórias (6 nocautes, 10 finalizações e 4 por decisão), 6 derrotas (2 nocautes e 4 por decisão) e 1 empate. É profissional de MMA desde 2002. Pelo UFC, são 7 lutas, 6 vitórias, 1 derrota, 1 bônus de “Luta da Noite, 2 de “Performance da Noite”, ex campeão peso pesado do UFC. Antes de brilhar no MMA, Werdum foi multicampeão no jiu jitsu.

Travis ‘hapa’ Browne tem 34 anos e um cartel com 23 lutas, 18 vitórias (14 nocautes, 2 finalizações e 2 por decisão), 4 derrotas (3 nocautes e 1 por decisão) e 1 empate. É profissional de MMA desde 2009. Pelo UFC, são 14 lutas, 9 vitórias, 4 derrotas, 1 empate, 4 bônus de “Nocaute da Noite”, 1 de “Finalização da Noite”, 1 de “Luta da Noite”, 1 prêmio de “Reviravolta do Ano 2013” pelo MMA World Awards.

Werdum mostrando seu forte jogo no clinch (Foto: Reprodução)

Werdum mostrando seu forte jogo no clinch (Foto: Reprodução)

Fabrício Werdum foi um lutador de jiu jitsu de muito sucesso, sendo respeitado como um dos grandes representantes da “arte suave”. No MMA, conseguiu adaptar muito bem seu jogo. Com o passar dos anos, com a ajuda do mestre Rafael Cordeiro e da Kings MMA, a trocação também foi se tornando um ponto forte. Mãos pesadas, bom boxe, bons chutes, boas joelhadas e um jogo de ‘clinch’ muito forte. O preparo físico foi outra coisa que veio melhorando bastante com o passar dos anos. O ponto fraco de Werdum são as defesas de quedas. Mas devido à grande confiabilidade no seu jiu jitsu, nunca achou necessário deixá-la tão afiada.

Travis Browne tem a trocação como sua especialidade. Excelente envergadura, mãos pesadas, chutes frontais perigosíssimos. As cotoveladas são também de um perigo grandioso, principalmente quando o oponente tenta encostá-lo na grade e depois agarrar suas pernas. As defesa de quedas também é um ponto forte. Outra grandiosa arma do havaiano é o queixo duríssimo. ‘Hapa’ aguenta muita pancada. O ponto fraco é o preparo físico e a qualidade técnica. Apesar da preferência pela trocação e do alto número de nocautes, Browne não é dos mais técnicos e talentosos ‘strikers’ da divisão.

Browne aproveita a entrada de queda de Barnett e o nocauteia com cotoveladas brutais (Foto: Getty Images)

Browne aproveita a entrada de queda de Barnett e o nocauteia com cotoveladas brutais (Foto: Getty Images)

Na primeira vez em que se enfrentaram, Werdum e Browne vinham ambos de 3 vitórias consecutivas. Agora, os dois estão vindo de derrotas, e querem retomar o caminho das vitórias. As chances do americano são bem pequenas, basicamente só levando a luta caso acerte aquele famoso “pombo sem asa”. Werdum domina em todas as áreas do combate. A trocação mais técnica, com mais recursos. O jogo de jiu jitsu então nem precisa ser comentado. As defesas de quedas de Browne não são assim tão suficientes para segurar Fabricio. No primeiro combate entre eles, Browne foi derrubado por duas vezes e passou um pouco de aperto no chão. Até aquela luta, o havaiano nunca havia sido derrubado em toda carreira.

Palpite: Fabrício Werdum vence por decisão unânime

UFC 203: Miocic vs Overeem

10 de outubro, Quicken Loans Arena, Cleveland, Ohio, EUA

CARD PRINCIPAL

Pesados: Stipe Miocic vs Alistair Overeem
Pesados: Fabrício Werdum vs Travis Browne
Meio Médios: CM Punk vs Mickey Gall
Galos: Urijah Faber vs Jimmie Rivera
Palhas Femininos: Jessica Andrade vs Joanne Calderwood

CARD PRELIMINAR

Galos Femininos: Jessica Eye vs Bethe Correia
Leves: Nik Lentz vs Michael McBride
Médios: Caio Magalhães vs Brad Tavares
Meio Médios: Yancy Medeiros vs Sean Spencer
Meio Pesados: CB Dollaway vs Francimar Bodão
Leves: Drew Dober vs Jason Gonzalez



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

doze + onze =

RELACIONADO POR