O UFC 272 terá pelo menos duas disputas de título. De acordo com o presidente Dana White, em entrevista à “ESPN americana”, o card que será realizado no dia 5 de março, em Las Vegas, terá o campeão Alexander Volkanovski enfrentando Max Holloway e a revanche entre Aljamain Sterling x Petr Yan. Até o momento também foram confirmados dois brasileiros, Edson Barboza e Marina Rodriguez.
Alexander Volkanovski e Max Holloway já se enfrentaram em duas ocasiões. Na primeira vez, em dezembro de 2019, o australiano tomou o cinturão de ‘Blessed’, via decisão unânime, e se tornou o novo campeão peso-pena. Na segunda, em julho de 2020, um combate terminado por decisão dividida, muito questionado por parte de fãs e especialistas, mas novamente vitória de ‘The Great’. De lá pra cá o campeão venceu Brian Ortega e Max bateu Calvin Kattar e Yair Rodriguez.
Sterling e Petr Yan se enfrentaram em março de 2021. O russo era o campeão peso-galo e dominava completamente as ações do combate entre eles. No entanto, no 4º round, ‘No Mercy’ aplicou um joelhada ilegal no rosto do desafiante. Aljamain sentiu o golpe e disse que não tinha mais condições de seguir lutando, o que foi muito criticado pela comunidade do MMA. Yan foi então desqualificado porque o árbitro considerou o golpe como proposital e ‘Funkmaster’ declarado como campeão. O primeiro lutador a conquistar um título do Ultimate desta maneira.