Conheça um pouco mais sobre Rafael dos Anjos: o primeiro brasileiro campeão peso-leve do UFC

Depois de 6 campeões diferentes nos últimos 14 anos, enfim o Brasil conheceu seu primeiro detentor de cinturão no peso-leve do Ultimate Fighting Championship. Após uma atuação irrepreensível contra...

Depois de 6 campeões diferentes nos últimos 14 anos, enfim o Brasil conheceu seu primeiro detentor de cinturão no peso-leve do Ultimate Fighting Championship. Após uma atuação irrepreensível contra Anthony Pettis, Rafael dos Anjos sagrou-se como o rei de uma das categorias mais disputadas do UFC. Mas a caminhada até o título não foi fácil.

Após a luta no UFC 185, Rafael dos Anjos posou com sua família e o cinturão

Após a luta no UFC 185, Rafael dos Anjos posou com sua família e o cinturão

Rafael dos Anjos Souza nasceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1984. Como grande parte dos lutadores brasileiros, Rafael começou sua vida nos esportes de combate na arte suave. Aos 13 anos começou a praticar Jiu Jitsu, sendo condecorado faixa-preta 7 anos mais tarde. Perto de completar 20 anos, dos Anjos ingressou no mundo das artes marciais mistas, e após atingir um cartel de 11 vitórias e apenas 2 derrotas (ambas por decisão dividida), assinou com o UFC.



O carioca debutou no octógono no dia 15 de novembro de 2008, no famigerado UFC 91 – Couture Vs. Lesnar, contra o duro nocauteador Jeremy Stephens. Rafael acabou levando a pior, sendo nocauteado no terceiro round. Até o fim de 2011, o brasileiro acumulou um recorde de 4 vitórias e 4 derrotas no UFC, alternando bons (como o nocaute frente George Sotiropoulos) e maus momentos (como a derrota para Clay Guida, após lesionar a mandíbula). Rafael ganhou fama de lutador unidimensional, como se gozasse apenas de um bom Jiu Jitsu, e estivesse longe de ser um lutador completo, que pudesse chegar longe na organização.

O ano de 2012 representou uma virada na carreira de dos Anjos. Neste ano, emplacou 3 vitórias seguidas (contra Kamal Shalorus, Anthony Njokuani e Mark Bocek), e viu que tinha capacidade para alçar voos maiores na divisão. Começou 2013 vencendo Evan Dunham, lutando no Brasil. Ele estava pronto para enfrentar um top contender. A luta contra Donald Cerrone, foi marcada para o UFC Fight Night – Condit vs. Kampmann 2. Após uma grande atuação, Rafael passou de azarão a vencedor do combate.

Em 2014, Dana White anunciou o casamento da luta entre Rafael dos Anjos e o invicto russo Khabib Nurmagomedov. A luta foi cercada de expectativas, podendo apontar o futuro desafiante ao título da divisão. O brasileiro saiu derrotado após 3 rounds de imposição de wrestling por Khabib, que anulou o jogo de Rafael.

Khabib Nurmagomedov não deu chances a Rafael dos Anjos

Khabib Nurmagomedov não deu chances a Rafael dos Anjos

Sem ter sofrido fortes danos na luta, e sem perder tempo, Rafael se dispôs a lutar menos de 2 meses depois, no UFC Fight Night – Henderson vs. Khabilov, contra o americano Jason High. Ali, ficou claro que o mestre Rafael Cordeiro conseguiu superar em Rafael, a ideia de lutador unidimensional. Dos Anjos venceria por nocaute técnico logo no segundo round. Mais uma vez sem querer perder tempo, o brasileiro foi escalado para encarar o vencedor da luta principal da noite: o ex-campeão da divisão Benson Henderson.

O UFC Fight Night – Henderson vs. dos Anjos ocorreu em Tulsa, Oklahoma, no dia 23 de agosto de 2014. Novamente entrando como azarão, Rafael teve, até então, a maior atuação de sua carreira e nocauteou Ben Henderson após conectar uma belíssima joelhada voadora, seguida de um poderoso direto que levou “Bendo” à lona.

Rafael dos Anjos nocauteia Benson Henderson

Rafael dos Anjos nocauteia Benson Henderson

Após a luta, estava claro que dos Anjos merecia a chance de lutar pelo título, mas como a final dos treinadores do The Ultimate Fighter – Season 20 marcada, em que o campeão Anthony Pettis defenderia seu título pela primeira vez, contra o ex-campeão do Strikeforce Gilbert Melendez. Desta forma, foi agendado o confronto entre Rafael dos Anjos e Nate Diaz. Após um verdadeiro massacre, o brasileiro venceu o falastrão americano, e na coletiva pós-evento, teve anunciada sua luta contra Anthony Pettis, valendo o cinturão da categoria.

Durante todo o processo até o UFC 185, Rafael sempre apareceu na mídia muito focado. Seus treinos na Kings MMA pareciam ideais para o confronto. Dos Anjos enfrentaria Pettis no auge do seu preparo físico, e de sua qualidade técnica. Pettis, por outro lado, era favoritíssimo nas casas de apostas, de modo que muitos o considerava o melhor lutador peso-por-peso do planeta. Foi dessa forma que o brasileiro acabou com seu reinado. Após controlar os 5 rounds de forma incrivelmente dominante, impondo seu jogo de trocação combinado com quedas, o brasileiro foi anunciado vencedor (triplo 50-45). Após Jens Pulver, Sean Sherk, BJ Penn, Frankie Edgar, Benson Henderson e Anthony Pettis, o novo campeão peso-leve do UFC é Rafael dos Anjos!

rafael-dos-anjos-posa-com-o-cinturao-de-campeao-dos-pesos-leves-do-ufc-1426512115699_956x500

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 Escrito por Gabriel M. Neves



Categorias
Lutas

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

dois × 2 =

RELACIONADO POR